BP GRAVATAS 2
NORTE SHOW
EVENTO DA ONU

Janaina Riva vai a Nova York para discutir sobre direitos das mulheres

A 69ª Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW) começa nesta segunda-feira (17) e vai até a próxima sexta-feira (21)

17/03/2025 13h55
Por: Lucas Oliveira
Fonte: Assessoria

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) estará em Nova York para discutir sobre políticas de igualdade de gênero e empoderamento das mulheres num evento realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A 69ª Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW) começa nesta segunda-feira (17) e vai até a próxima sexta-feira (21).

“Para Mato Grosso, que é um dos estados com as maiores taxas de feminicídio no Brasil, ter uma representante neste debate é muito importante para fortalecer e defender políticas públicas que garantam os direitos das mulheres. Isso significa, por exemplo, lutar por mais recursos no combate à violência contra a mulher, por legislações mais rigorosas e pela promoção de programas de empoderamento feminino. Espero aprender muito e levar boas referências sobre o que tem funcionado em outros países para aplicarmos em Mato Grosso”, disse Janaina.

A CSW funciona como um fórum internacional para o diálogo, avaliação de progressos, formulação de políticas e fomento de ações globais em prol dos direitos das mulheres.

Neste ano, a CSW terá como um dos principais focos do encontro a revisão e avaliação da implementação da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, com o objetivo de acelerar e expandir a implementação desses instrumentos.

Acordo de Pequim

Em 1995, a 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada em Pequim, aprovou um histórico acordo que busca promover a igualdade de gênero e os direitos das mulheres globalmente. O documento abrange 12 áreas críticas de ação, com o objetivo de transformar a realidade das mulheres em todo o mundo.

O Acordo de Pequim propõe mudanças globais que exigem o compromisso e a ação das nações. No Brasil, isso se traduz em políticas públicas voltadas para a erradicação da violência doméstica, o aumento do acesso das mulheres à educação e à saúde, além do fortalecimento da participação feminina em cargos de liderança.

Os temas prioritários de ação de Pequim são:

Mulheres e pobreza;
Educação e capacitação de mulheres;
Mulheres e saúde;
Violência contra as mulheres;
Mulheres e conflitos armados;
Mulheres e economia;
Mulheres no poder e na liderança;
Mecanismos institucionais para o avanço das mulheres;
Direitos humanos das mulheres;
Mulheres e a mídia;
Mulheres e meio ambiente;
Direitos das meninas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Cuiabá, MT
Atualizado às 15h03
30°
Parcialmente nublado Máxima: 32° - Mínima: 22°
35°

Sensação

3.09 km/h

Vento

70%

Umidade

Anúncio
Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio