BP GRAVATAS 2
NORTE SHOW
Assuntos Fundiários

Magno integra protesto de mulheres do MST contra agronegócio

Nesta semana, as mulheres do Movimento dos Sem Terra do DF e Entorno (MST-DFE) ocupam o acampamento 8 de Março, em Planaltina. O parlamentar Gabrie...

13/03/2025 18h10
Por: Lucas Oliveira
Fonte: Agência CLDF
Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF
Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

Nesta semana, as mulheres do Movimento dos Sem Terra do DF e Entorno (MST-DFE) ocupam o acampamento 8 de Março, em Planaltina. O parlamentar Gabriel Magno (PT) esteve no local, para se juntar às atividades da jornada que se prolongou entre os dias 12 e 13. O deputado subiu à tribuna na sessão desta quinta-feira (13) para defender a ação: “É preciso avançar também no DF com um programa de reforma agrária na capital do Brasil”. 

Magno informou que o ato do MST contemplou uma caminhada em direção a Goiás, às margens da BR, para distribuir cesta básica e alimento orgânicos aos motoristas pelo caminho. O deputado contrastou a atitude com o agronegócio que, segundo comentou, joga fora alimentos para garantir o lucro máximo quando há excesso de oferta.

Ao longo do discurso, ainda disparou outras críticas à distribuição de terras. “Aqui em Brasília, vizinho ao acampamento do 8 de Março do MST, um grileiro ocupa uma terra pública da Terracap, um criminoso", definiu. “O poder público não pode dar guarita a crime no DF, não pode dar guarita a crime ambiental. Esse sujeito ameaça as pessoas, com violência inclusive, e está perdendo na justiça porque invadiu ilegalmente terra pública e lá faz cultivo com agrotóxico e não respeita nenhum processo de legislação ambiental e nem a vida das pessoas”, denunciou.

Segundo definição própria do movimento, o MST está organizado em 24 estados nas cinco regiões do país. No total, abrange cerca de 450 mil famílias distribuídas em terras ocupadas por meio da organização dos trabalhadores rurais.

Daniela Reis - Agência CLDF

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Cuiabá, MT
Atualizado às 22h03
23°
Tempo limpo Máxima: 35° - Mínima: 22°
24°

Sensação

1.54 km/h

Vento

94%

Umidade

Anúncio
Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio