Durante a 62ª reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF), que terminou nesta sexta-feira (29) em Teresina, o presidente da comissão, Eli Sosinho, fez uma análise positiva da gestão do governador Rafael Fonteles, destacando os avanços significativos do Piauí em diversas áreas essenciais para o desenvolvimento do estado.
"O que o Piauí tem alcançado nos últimos anos é resultado desse comprometimento, e os números que ouvimos aqui são impressionantes. Além da evolução nos indicadores da educação, e do IDH, também me chamaram a atenção o uso da energia limpa e projeto de corredor hidroviário para escoamento da sua produção", disse Eli aos integrantes da COGEF, que reúne servidores das secretarias de Fazenda de todas as Unidades da Federação. Rafael Fonteles esteve no evento para cumprimentar os participantes.
Entre os pontos que mais chamaram a atenção de Eli Sosinho, estão a melhoria no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, os avanços na educação, a utilização de energia limpa, o projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba e a construção do Porto Piauí. O presidente da COGEF destacou ainda que a união e o foco nas questões sociais, como a educação e a saúde, são essenciais para um Brasil melhor.
Setores elogiados por Eli Sosinho
Educação
O Piauí alcançou o melhor resultado de sua história no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), com uma nota de 4,5, colocando o estado como o melhor Ensino Médio do Nordeste e o 4º melhor do Brasil.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
O estado avançou significativamente, passando de 0,48 em 2000 para 0,71 em 2020, o que o posiciona na faixa de desenvolvimento humano "alto", segundo o PNUD.
Energia limpa
O Piauí produz cinco vezes mais energia do que consome, com uma matriz elétrica 100% limpa. O estado já está se posicionando como protagonista na geração de hidrogênio verde, com projetos que devem atrair investidores a partir de 2025.
Projeto Intermodal do Vale do Parnaíba
O projeto busca otimizar o escoamento da produção local, integrando os transportes rodoviário, ferroviário, hidroviário e portuário. Investimentos em estudos detalhados estão sendo feitos para garantir a viabilidade do projeto, que incluirá a hidrovia do Rio Parnaíba e a ferrovia do norte do estado.
Porto do Piauí
A construção do Porto Piauí é uma realidade, com investimentos de mais de R$ 110 milhões na primeira fase.
Sensação
Vento
Umidade